Raro nas ruas brasileiras (apenas 593 emplacamentos no ano passado), o Toyota RAV4 terminou 2017 como o SUV mais vendido do mundo. Segundo a consultoria automotiva , o modelo japonês teve 807.401 unidades comercializadas – aumento de 11% em relação a 2016.

Mostrando boa aceitação (principalmente na América do Norte), a nova geração do Honda CR-V ficou com a segunda posição do ranking global de SUVs com 748 mil unidades comercializadas. O novo CR-V deve chegar ao Brasil ainda em 2018.

Outro modelo que deve chegar ao mercado brasileiro este ano é a nova geração do Volkswagen Tiguan (na versão de sete lugares Allspace). O SUV foi o terceiro mais vendido no mundo em 2017 com mais de 703 mil unidades comercializadas.

Com vendas tímidas no Brasil, o Hyundai Tucson (terceira geração) foi o quarto utilitário esportivo mais vendido no mundo no ano passado com pouco mais de 620 mil exemplares vendidos. Em quinto lugar, o chinês Haval H6 mostrou que faz sucesso em seu país de origem e em outros mercados asiáticos e na Austrália, emplacando 531.981 unidades.

As sexta, sétima e oitava posições ficaram com três modelos da Nissan: Qashqai, Rogue e X-Trail, respectivamente.

A título de curiosidade, o Jeep Compass, SUV preferido dos brasileiros em 2017, não aparece nem entre os 100 carros mais vendidos no mundo no ano passado (veja o ranking na galeria abaixo).

Fotos: Divulgação