O novo Audi SQ5, versão mais esportiva do SUV médio, já desembarcou no Brasil. As vendas começam neste mês de janeiro por R$ 397.990.

Equipado com o motor V6 3.0 TFSI de 354 cavalos de potência e 50 kgfm de torque, o SQ5 conta com uma transmissão automática Tiptronic de oito velocidades. Com esse conjunto, o esportivo é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 5,4 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h (controlada eletronicamente), de acordo com a Audi. A tração é permanente, batizada pela marca de quattro.

Entre os destaques tecnológicos da versão estão o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com traffic jam assist, que pode assumir a direção do veículo em congestionamentos; o active lane assist, que ajuda a manter o carro na faixa; o park assist, que facilita o processo de estacionamento e como opcional o assistente de tráfego reverso, exit warning e side assist com câmera 360º (oferecido por R$ 12 mil).

No quesito entretenimento, o SQ5 traz sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI com navegação, Audi connect e Bluetooth.

Em termos visuais o SQ5 se diferencia da versão civil devido aos detalhes na carroceria, como os para-choques esportivos na dianteira e na traseira, entradas de ar específicas da linha S, difusor com grade tipo colmeia, grade dianteira com lâminas duplas de alumínio, elementos na tonalidade cinza fosco e o logotipo S. Há LEDs nos faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis para o interior do veículo.

Por dentro, são destaques as soleiras iluminadas com o logotipo da linha S, costuras no couro do volante e assentos esportivos revestidos de Alcantara, acabamentos em alumínio escovado, borboletas para trocas de marchas em alumínio e pedais de aço inoxidável.

O novo SQ5 tem 4,67 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,63 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,82 m e o peso é de 1.945 kg. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550 litros com o assento rebatido.

Imagens: Divulgação