Cotada para chegar ao Brasil apenas em 2019, logo após o começo da produção na Argentina, a Mercedes-Benz Classe X já roda no país. Fotos divulgadas em redes sociais, como o Instagram, mostram a primeira picape média da marca alemã rodando com as placas verdes de veículos de teste na Grande São Paulo – aparentemente uma unidade da versão topo de linha Power com motor V6 turbodiesel.

A Classe X destinada à América Latina será produzida na fábrica da Aliança Renault-Nissan em Santa Isabel, na Argentina. No local também serão feitas a Nissan Frontier (atualmente importada do México) e a Renault Alaskan, uma vez que todas compartilham a plataforma, motorizações e componentes – as especificações para a região ainda não foram reveladas. O modelo vendido na Europa é fabricado em Barcelona, na Espanha.

Apesar de contar com a versão Pure, voltada ao trabalho, a Classe X tem uma proposta mais urbana, uma vez que inaugura o segmento de picapes médias de luxo combinando a sofisticação dos SUVs da Mercedes-Benz com a robustez de um veículo que pode ser usado no campo.

No mercado europeu, a Classe X é oferecida nas versões Pure e Progressive, equipadas com motores de quatro cilindros da Nissan: X 200 (2.0 turbo a gasolina de 166 cv de potência e 24 kgfm de torque), X 220d (2.0 turbodiesel de 163 cv e 41 kgfm) e X 250 (2.3 turbodiesel de 190 cv e 46 kgfm, o mesmo da Frontier). As transmissões são manual de seis marchas ou automática de sete velocidades, com opções de tração 4×2 (traseira) ou 4×4. A capacidade de carga é de aproximadamente uma tonelada.

A variante topo de linha Power é movida pelo 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 56,1 kgfm da própria Mercedes-Benz, combinado com o sistema de tração integral permanente 4Matic e ao câmbio automático de sete marchas 7G-Tronic.

Além da motorização mais potente e do interior mais luxuoso, a versão mais cara também é equipada com faróis de LED, assistência de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, câmera 360º, sistema de leitura de sinais de trânsito, entre outros itens.

Fotos: , Newspress e Divulgação