A Porsche estabeleceu há alguns dias um novo recorde de volta mais rápida para carros de produção em série no circuito alemão de Nürburgring com o 911 GT3 RS, mas o que quase ninguém sabia é que a marca de Stuttgart contou com uma ajuda da norte-americana General Motors para registrar a façanha.

Segundo o site , os engenheiros da Porsche esqueceram de agendar a pista para a cronometragem das voltas do 911 GT3 RS e, ao chegarem ao local, descobriram que a GM havia reservado o autódromo durante todo o dia para os testes do Chevrolet Corvette ZR1.

“Fomos os primeiros a chegar à pista, com um oficial (de cronometragem) e dois cronômetros”, disse Oliver Berg, gerente de produto da Porsche GT. “A maioria dos engenheiros de diferentes fabricantes se conhecem porque estão sempre testando os carros em Nürburgring, e por isso há uma verdadeira camaradagem entre eles”, explicou Berg.

A equipe de engenharia da GM cedeu uma hora de seu tempo na pista para o pessoal da Porsche tentar bater o recorde de volta mais rápida com o 911 GT3 RS.

Berg disse que a meta inicial era completar o traçado de pouco mais de 20 quilômetros na casa dos 7 minutos, mas o plano saiu melhor que o esperado.

“Logo na primeira volta registramos 6 minutos e 59 segundos e meu chefe disse que poderíamos parar, pois havíamos atingido o nosso objetivo. Os engenheiros da GM ficaram de queixo caído, pois não imaginavam que faríamos esse tempo na primeira passagem”, contou Berg.

O piloto francês Kévin Estre precisou de mais três voltas para cravar os 6 minutos e 56.4 segundos ao volante do 911 GT3 RS (24 segundos a menos que o GT3 RS da geração anterior). De acordo com os dados de fábrica, o superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3.2 segundos e atinge a velocidade final de 312 km/h. O carro testado estava com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R, próprio para o uso em pistas.

Além de diversos acertos de direção, suspensão e redução de peso, o 911 GT3 RS é equipado com um motor aspirado de seis cilindros opostos de 4.0 litros, que entrega 520 cv de potência e 47 kgfm de torque, conectado ao câmbio automatizado PDK de sete marchas e dupla embreagem.

Fotos: Divulgação