Apresentado na última edição do Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro do ano passado, o novo Renault Duster já roda em testes no Brasil, indicando que não vai demorar muito para estrear por aqui. Um protótipo camuflado do SUV foi flagrado em Curitiba (PR), como mostram as fotos gentilmente cedidas pelo site .

Vendido na Europa pela marca romena Dacia, o novo Duster deve estrear em nosso mercado no começo de 2019, mas é possível que seja apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Apesar das semelhanças visuais com o modelo atual, o novo Duster recebeu importantes modificações estruturais. A plataforma B0 recebeu reforços para atender os rígidos padrões de segurança da Europa e receber novas tecnologias.

A carroceria está 10 centímetros maior para ampliar o espaço da cabine, porém, manteve as linhas robustas que são uma das marcas registradas do SUV. As alterações incluem faróis redesenhados com iluminação diurna de LED, nova grade frontal e capô com vincos mais pronunciados. Mas o que chama mais a atenção são as lanternas inspiradas nas do Jeep Renegade.

Internamente, o novo Duster comercializado na Europa manteve a central multimídia MediaNav e os comandos do controle de cruzeiro abaixo da alavanca de freio de estacionamento.

Na Europa, o Duster é oferecido com motorizações a gasolina 1.2 turbo (110 cv) e 1.6 aspirada (125 cv), além da 1.5 turbodiesel (110 cv) – com opções de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem. Por aqui, é esperado que o SUV estreie o motor 1.3 turbo de três cilindros de 170 cv, cotado para aposentar o veterano 2.0 16V de 148 cv.

Fotos: Belyza Loureiro / e Divulgação