Depois de confirmar que está desenvolvendo uma nova família de compactos em conjunto com a chinesa SAIC, a General Motors revelou o primeiro produto desta parceria. Criado exclusivamente para a China, o Buick Excelle é feito a partir da plataforma de carros globais que dará origem à nova geração do Chevrolet Prisma, entre outros modelos.

O Excelle 2019 mede 4,46 metros de comprimento por 1,76 m de largura e 2,61 m de distância entre-eixos. Essas medidas conferem com informações divulgadas recentemente, afirmando que o próximo Prisma utilizará a plataforma B-Long NB, a variante alongada da estrutura do novo Onix. Com a nova base, o Prisma terá porte semelhante ao do Cobalt atual.

Visualmente, o Excelle 2019 lembra bastante alguns modelos da alemã Opel, recém-vendida pela GM ao grupo francês PSA Peugeot-Citroën. Ainda não sabemos se a GM Mercosul seguirá à risca o estilo do sedã chinês, mas a projeção (carro azul) do designer , baseada no Excelle 2019, dá uma ideia de como o novo Prisma pode ficar.

A nova família Onix/Prisma será fabricada no Brasil e no México para atender a demanda de mercados emergentes. Além da renovação de plataforma, está prevista a estreia de um novo motor 1.0 de três cilindros. Mas as motorizações 1.0 turbo de 136 cv e 1.3 aspirada de 107 cv do Excelle, junto com uma caixa automática de variação contínua (CVT), também estão cogitadas para o Prisma

Projeção: Kleber Silva, 26 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: 

Imagem Buick Excelle: Divulgação