O site publicou, no último domingo (13), fotos enviadas por um leitor que mostram um SUV rodando bastante camuflado em regiões de altitude elevada no estado do Colorado, nos Estados Unidos. A publicação diz que o carro pode ser um protótipo do novo SUV que a General Motors está desenvolvendo a partir da plataforma GEM (Global Emergent Markets), compartilhada com a chinesa SAIC para otimizar os custos de produção.

A nova estrutura estreou recentemente no Buick Excelle 2019, sedã compacto criado para o mercado chinês e que servirá de base para a nova geração do Chevrolet Prisma.

De acordo com a imprensa internacional, o novo SUV substituirá o atual Chevrolet Tracker (ou Buick Encore e Opel Mokka, dependendo do mercado), lançado no final de 2012, para competir com os crossovers compactos da categoria de Honda HR-V, Jeep Renegade, entre outros.

Com poucas informações reveladas, o que se sabe sobre o novo SUV é que ele será fabricado na América do Sul (o Brasil é o país mais cotado) e México para atender mercados emergentes.

Os detalhes técnicos também são mantidos em segredos, mas o modelo tem grandes chances de herdar o motor 1.4 turbo de 150/153 cv de potência (gasolina/etanol) do Tracker.

Já o Opel Mokka (a versão europeia do Tracker) deverá ganhar uma nova geração baseada nos crossovers da PSA Peugeot-Citroën, uma vez que o grupo francês adquiriu a marca alemã da GM no ano passado.

Fotos:

Projeção SUV: Kleber Silva, 26 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: