O presidente mundial da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Sergio Marchionne, anunciará no dia 1º de junho os próximos planos da empresa. Segundo a agência , a Fiat deixará de produzir veículos de grande volume de vendas na Itália para dar lugar às marcas Jeep e Maserati nas fábricas de Turim e Pomigliano.

Essa mudança faz parte dos planos já anunciados por Marchionne para fabricar modelos premium na Itália com a intenção de aumentar a participação da Jeep em mercados mais maduros na Europa, além de facilitar a transição dos carros movidos a diesel para os híbridos e elétricos. Segundo fontes ligadas a FCA, o plano ainda não está concluído e pode sofrer alterações antes do anúncio oficial.

Com isso, a Fiat encerrará a produção do Punto na fábrica de Melfi para abrir espaço ao novo SUV compacto da Jeep, enquanto o Alfa Romeo Mito sairá de Mirafiori para dar lugar ao próximo utilitário esportivo da Maserati.

Já os compactos Panda, o sucessor do Punto e o Alfa Romeo Mito deverão ser transferidos para a Polônia, onde já são feitos os modelos da família 500.

Fotos: Divulgação