A BWW i, divisão de elétricos da marca alemã, apresentou o inédito carregador por indução para as baterias de carros híbridos plug-in (recarregáveis em tomadas). A produção terá início em julho e faz parte da estratégia global da BMW em liderar o desenvolvimento de novas tecnologias para veículos eletrificados.

O equipamento será oferecido como opcional e consiste em dois itens: a estação de carregamento indutivo (GroundPad), que pode ser posicionada em garagens ou ao ar livre, e um componente secundário ao veículo (Carpad) fixado em sua parte inferior. A indução feita entre eles é realizada a uma distância de oito centímetros. Enquanto o GroundPad gera o campo magnético, o CarPad induz a corrente elétrica para a bateria.

O carregamento indutivo, por sua vez, representa um passo adiante aos atuais cabos elétricos: basta pressionar o botão start/stop do dispositivo que o carregamento é iniciado. Quando a bateria estiver totalmente cheia, o sistema é desligado automaticamente. Impermeável e resistente, o carregador suporta chuva ou neve, sendo desligado na presença de objetos estranhos a ele.

Por enquanto, o BMW Wireless Charging pode ser encomendado por meio de leasing para o BMW 530e iPerformance. Com uma potência de 3,2 kW, as baterias de alta tensão são carregadas, no caso do sedã híbrido, em cerca e três horas e meia — e com uma taxa de eficiência de 85%. As vendas do carregador sem fio terão início na Alemanha e, na sequência, começam no Reino Unidos, Estados Unidos, Japão e China.