O Belta-diet.info já mostrou que carro e futebol, especialmente em época de Copa do Mundo tem uma relação única. Também mostramos quais são os carros mais vendidos na Rússia, país sede da edição deste ano da competição. Mas quais carros russos rodam no Brasil?

Em outubro de 1990, assim que as importações de veículos foram retomadas, a então estatal russa Lada foi a primeira marca estrangeira a desembarcar por aqui.

Três modelos foram importados: o Laika nas configurações sedã e perua, o hatch Samara e o jipinho Niva, fabricado até hoje na Rússia. O Niva ganhou a simpatia do brasileiro especialmente pela proposta de carro robusto, mas sofreu diversas críticas por problemas de acabamento e com o carburador, que não foi adaptado à gasolina nacional misturada com álcool.

Com o tempo e a chegada de novos modelos, as vendas dos Lada caíram consideravelmente até serem interrompidas em 1995. Ainda assim, há 8.504 Ladas registrados no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), com a maioria deles concentrada na capital (3.825 carros). São Bernardo do Campo (297 veículos), Campinas (245), Santo André (227) e Sorocaba (170) são as cidades paulistas com os maiores números de registros no estado.

Fotos: Divulgação