Depois do vazamento das fotos de divulgação, a Audi revelou mais imagens e detalhes da nova geração do A1 Sportback. Construído a partir da plataforma MQB-A0, o compacto ficou ligeiramente maior, medindo 4,03 metros de comprimento por 1,74 m de largura e 1,41 m de altura – praticamente as mesmas dimensões do Volkswagen Polo, com o qual compartilha a estrutura.

Na Europa, o novo A1 será vendido em versões equipadas com as motorizações 1.0 TFSI de três cilindros (95 cv e 115 cv), 1.5 TFSI (150 cv) e 2.0 TFSI (200 cv). Todas serão oferecidas com a transmissão automatizada de dupla embreagem S Tronic de sete marchas, mas apenas a 1.0 TFSI terá a caixa manual de seis velocidades como opção.

Por utilizar a plataforma do Polo, o novo A1 poderá ser equipado com as mesmas tecnologias do Volkswagen. Equipamentos como o painel digital configurável Virtual Cockpit e uma nova central multimídia com tela de 10,1 polegadas serão oferecidos entre os opcionais.

Mas a cereja do Polo será a versão esportiva S1, prevista para estrear no mercado europeu em 2019. A variante mais apimentada será equipada com o motor 2.0 TFSI recalibrado para render 253 cv de potência, câmbio S Tronic e tração integral quattro. De acordo com a revista britânica , o hot hatch será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.

Para suportar o desempenho da motorização mais potente, o S1 terá freios redimensionados e suspensão com amortecedores adaptativos, que configuram automaticamente a altura e rigidez do conjunto de acordo com a velocidade e condição do piso.

Além disso, o S1 terá visual com detalhes específicos, como rodas maiores e acabamento interno mais caprichado.

Fotos: Divulgação