Apresentado em abril nos Estados Unidos, a reestilização da sexta geração do Chevrolet Camaro apareceu pela primeira vez no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Confirmado para chegar às lojas brasileiras em fevereiro, o esportivo terá os preços revelados apenas no próximo ano.

Apesar disso, o Belta-diet.info já teve o seu primeiro (e breve) contato com o Camaro SS 2019, em um evento voltado aos jornalistas especializados realizado no autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP). Quer saber se o modelo 2019 fará bonito frente ao arquirival Ford Mustang? Então, confira abaixo as nossas primeiras impressões a bordo do lançamento.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES 

Esteticamente, as mudanças no Camaro 2019 deixaram o seu visual mais agressivo, ainda que divida opiniões. As alterações englobam novos para-choque, faróis e grade. Na traseira, as lanternas inspiradas na primeira geração do modelo são as únicas mudanças.

Por dentro, as novidades são a terceira geração do sistema multimídia MyLink com sistema de som da marca Bose, câmera de ré integrada ao espelho retrovisor (que pode ser usado durante a direção) e alerta de colisão frontal. As versões cupê e conversível se diferencial apenas pelo acabamento das rodas de 20 polegadas.

Sob capô, o Camaro abriga o motor 6.2 V8 com duas válvulas por cilindro e injeção direta, rendendo 461 cv de potência a 6.000 rotações por minuto e brutais 62,9 kgfm de torque a 4.400 giros. O principal trunfo da linha 2019 do muscle car é que o seu propulsor deixou de ser acoplado ao câmbio de 8 marchas para ganhar uma transmissão automática de 10 velocidades – a mesma do rival Mustang. A caixa automática possui função launch control, que auxilia em provas de arrancadas, além do modo burnout, que permite fazer o famoso “borrachão” com os pneus traseiros. Todas essas funções citadas já estavam presentes no modelo da Ford, tornando-os mais próximos do que nunca no quesito equipamentos.

Mas quando o assunto é o comportamento dos esportivos, as coisas seguem ligeiramente diferentes. A mudança do câmbio deixou os fãs do Camaro apreensivos, acreditando que o modelo poderia ganhar trocas mais suaves, como acontece no rival Mustang. No entanto, o Chevrolet manteve a característica de trocas mais brutas e perceptíveis. Vale destacar que as marchas estão mais elásticas, permitindo um ronco mais poderoso do V8, garantindo uma ótima sinfonia. Esse tipo de comportamento é típico dos muscle cars, mas é sempre bom se preparar para os empurrões nas costas.

Nessa geração, o Camaro está melhor de curva e não lembra em quase nada o seu antecessor. A direção é firme e direta, transmitindo confiança na hora de apontar nas curvas do autódromo. Em um circuito travado, o Camaro até se sai bem, mas seu habitat segue sendo as retas. Inclusive, nas duas retas presentes no traçado, a marca preferiu criar pequenas chicanes (desvio artificial feito para diminuir a velocidade), o que tirou um pouco da diversão dos jornalistas.

Resta aguardar o próximo ano para que o Camaro 2019 seja disponibilizado para os exclusivos testes em pista Belta-diet.info-Mauá em parceria com os engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia. Nessa ocasião, saberemos o que o novo esportivo da Chevrolet é capaz de fazer tanto na reta, como as curvas mais ousadas. O Ford Mustang que se cuide.

Viagem a convite da Chevrolet

Ficha técnica

 
Chevrolet Camaro SS
CarroceriaMonobloco em aço, duas portas, quatro lugares
MotorDianteiro, longitudinal, injeção direta, duplo comando variável de válvulas na admissão no bloco acionado por corrente, a gasolina
Número de cilindros8 em V
Número de válvulas16 (duas por cilindro)
Taxa de compressão11,5:1
Cilindrada6.162 cm³
Potência 461 cv a 6.000 rpm
Torque62,9 kgfm a 4.400 rpm
TransmissãoAutomática de 10 marchas
TraçãoTraseira
DireçãoElétrica
Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Suspensão traseiraIndependente multibraço
Pneus e rodas dianteiros245/40 R20, liga leve 20"
Pneus e rodas traseiros275/35 R20, liga leve 20"
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Tanque de combustível 72 litros
Volume do porta-malas 208 litros
Altura1,34 m
Comprimento4,78 m
Largura1,89 m
Entre-eixos 2,81 m
Peso em ordem de marcha1.709 kg