Image

Depois de 7 anos, Volks produzirá o SUV compacto esboçado no Taigun

20

mar
2019

Sete anos depois de mostrar o conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen finalmente vai tirar o SUV compacto Taigun da prancheta. A fábrica do ABC (SP) já tem fechamento programado por 15 dias para adaptar sua linha de produção ao novo modelo.

Apresentado no badalado evento de 2012 (tido por muitos como o melhor Salão de SP de todos os tempos), o Taigun era uma proposta de utilitário esportivo montado sobre a plataforma do up! e destinado a ser uma espécie de mini-Tiguan. Não por acaso, o nome do conceito era um embaralhamento das mesmas letras que grafam “Tiguan”.

Conceito Taigun foi exibido no Salão de São Paulo de 2012

Conceito Taigun foi exibido no Salão de São Paulo de 2012

Aparentemente, a crise institucional em que o Brasil mergulhou a partir de 2013, a retração do mercado automotivo e o desempenho geral decepcionante do up! atrasaram parte dos planos da Volks local, inclusive o Taigun — que no salão de 2012 parecia prontinho para chegar às concessionárias.

A marca alemã acabou priorizando a renovação do Polo e a transformação deste em seu modelo mais estratégico no país.

A lacuna de um SUV compacto na gama da Volks foi preenchida somente este ano, com o lançamento do T-Cross, variação sobre a plataforma modular estendida usada no sedã Virtus. Agora, a Volks prepara o Taigun para ser um carro “cross” um pouco menor, baseado no Polo (plataforma MQB original) e capaz de cumprir o papel um dia pertencente ao CrossFox.

O nome do novo modelo provavelmente não será Taigun. Alguns sites especulam o uso da padronização T- usada no T-Cross — e, entre esses, T-Track (ou T-Trek) parece ser o favorito.

De acordo com o site especializado Automotive Business, o novo suvinho usará somente o motor turbo TSI de 1 litro e potência de 128 cavalos. Os preços das versões devem ficar entre R$ 65 mil e R$ 80 mil.

Vale lembra que a Volks ainda deve lançar este ano um SUV maior, fabricado na Argentina: o Tarek. Desta forma, a gama da marca no segmento será a seguinte, por ordem de tamanho: Taigun ou T-Track, T-Cross, Tarek, Tiguan e Atlas, este último ainda não importado oficialmente. 

Imagens: Divulgação