Image

SUV compacto da Toyota será lançado no Brasil em 2021 com plataforma do Etios

12

jun
2019

O Toyota CH-R já foi flagrado algumas vezes em testes no Brasil, porém, ele não será o representante da marca japonesa no concorrido segmento de SUVs compactos por aqui. De acordo com o site Autos Segredos, a Toyota trabalha no desenvolvimento de outro modelo, mais competitivo em termos de preço, previsto para estrear no mercado brasileiro em 2021.

Enquanto o CH-R é construído sobre a moderna plataforma modular TNGA, compartilhada com o híbrido Prius e a nova geração do Corolla, o futuro SUV da Toyota usará a estrutura Entry Family Car (EFC) dos compactos Etios e Yaris.

Fora dos planos da Toyota no Brasil, CH-R chegaria muito caro para a nossa realidade

Além de reduzir os custos de produção, o uso da arquitetura mais simples não demanda grandes mudanças na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), onde o novo SUV também será feito. Para atingir bons resultados nos testes de impacto, a plataforma será construída com aços especiais e reforços estruturais.

Já a plataforma TNGA será exclusiva do novo Corolla no Brasil. O sedã continuará sendo fabricado em Indaiatuba, também no interior paulista.

Do Corolla, o SUV herdará a motorização híbrida 1.8 flex em duas versões topo de linha. Para as configurações mais baratas sobram os motores flex 1.5 (usado no Etios e Yaris) e 1.8 (do Corolla GLI atual), uma vez que o 1.3 já está descartado.

De acordo com o Autos Segredos, o modelo está sendo desenvolvido para a América Latina em parceria com a Daihatsu – marca japonesa do Grupo Toyota que já comercializou veículos no Brasil na década de 1990. É provável que o SUV seja inspirado no conceito DN Trec (galeria de fotos), mostrado pela Daihatsu no Salão de Tóquio de 2017.

Fotos: Divulgação

Tags