Image

Brasileiro busca picapes médias e sedãs, mas compra populares e picapinhas

03

jul
2019

O Honda Civic foi o carro mais buscado no primeiro semestre de 2019 pelos internautas do site Mercado Livre, plataforma de comércio online que recebe mais de 74 milhões de visitas por mês. O resultado repete o do primeiro semestre de 2018 — o segundo carro mais buscado foi o Volkswagen Gol, nos dois períodos analisados.

Completando o pódio dos modelos mais buscados de janeiro a junho deste ano está o Toyota Corolla; trata-se de uma mudança em relação a 2018, quando a picape Chevrolet S10 (foto no alto desta reportagem) ficou em terceiro lugar. Agora, está em quinto.

O ranking elaborado pelo Mercado Livre — onde predominam as ofertas de seminovos e usados — traz um dado interessante sobre consumidor brasileiro: cerca de 20% das buscas por veículos na plataforma são de picapes, enquanto na América Latina em geral elas ficam em 3%.

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, dos 15 veículos mais buscados, seis são picapes: Toyota Hilux (4º lugar), Chevrolet S10 (5º), Ford Ranger (6º), Volkswagen Saveiro (9º), Mitsubishi L200 (10º) e Fiat Strada (11º). Com exceção de Strada e Saveiro, todas são consideradas médias e possuem versões com motores a diesel e tração 4×4 (o levantamento não especifica quais foram mais buscadas).

Mas a realidade é outra quando se trata de fechar negócio: apenas uma picape, a Strada, figura entre os dez veículos usados mais vendidos no Brasil no primeiro semestre. Os dados são da Fenauto, associação dos revendedores, e .

Assim como S10, Ranger, Hilux, L200 e Saveiro, os sedãs Civic e Corolla também não aparecem entre os dez mais vendidos da Fenauto, apesar do bom posicionamento nas buscas do Mercado Livre. Veja no quadro logo abaixo:

Posição
MODELO
TIPO DE VEÍCULO
TOP 10 DE
MAIS VENDIDOS?
Honda CivicSedã médioNão
Volkswagen GolHatch compactoSim (1º lugar)
Toyota CorollaSedã médioNão
Toyota HiluxPicape médiaNão
Chevrolet S10Picape médiaNão
Ford RangerPicape médiaNão
Fiat Palio Hatch compactoSim (3º lugar)
Volkswagen GolfHatch médioNão
Volkswagen SaveiroPicape compactaNão
10ºMitsubishi L200Picape médiaNão

Uma hipótese é que o consumidor inicialmente faz uma busca aspiracional — pelo modelo que ele deseja comprar, não pelo que pode comprar. Confrontado com os preços, cai na real e parte para opções mais em conta. Além do Gol e da Strada, estão presentes simultaneamente nas listas do ML (buscados) e da Fenauto (vendidos) os modelos Uno, Palio, Celta e Ka. Todos eles são mais baratos que as picapes médias e que os sedãs citados.

Mais buscados: Mercado Livre; mais vendidos: Fenauto
Imagem: divulgação

Top