Image

Mato-grossense importa por R$ 650 mil jipão preferido dos sheiks árabes

05

jul
2019

Famoso por combinar luxo com robustez e excelente capacidade de rodar fora do asfalto, o Toyota Land Cruiser é o utilitário esportivo preferido dos sheiks e ricaços excêntricos do Oriente Médio para dar um passeio nas dunas do deserto – a ponto de a Toyota fabricar uma versão específica para a região.

Embora esteja a milhares de quilômetros de algum deserto do mundo árabe, um comprador do Mato Grosso adquiriu um exemplar do Land Cruiser GXR White Edition 2019, uma edição especial vendida somente no Oriente Médio e com conteúdo exclusivo em relação ao modelo vendido nos Estados Unidos. O SUV foi trazido de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pela bagatela de R$ 650 mil (contando o preço do veículo, impostos, taxas, transporte e regularização).

A , empresa especializada na venda de veículos exclusivos com sede em São Paulo e Miami (EUA), foi a responsável pelos trâmites de importação do SUV. “Esta versão, além do motor V8 turbodiesel, tem itens exclusivos de acabamento, cor e tecnologia que fazem sucesso nos países onde é vendido, e nós conseguimos agilizar o processo de importação feito em cerca de 60 dias até a entrega no destino”, explica Daniel Valério, CEO da Direct Imports.

Fabricado no Japão, o Land Cruiser GXR White Edition é um grandalhão de 5 metros de comprimento, 2 metros de largura e pouco mais de 2.100 kg de peso (porte parecido com o de uma picape média).

Para empurrar essa massa, o SUV conta com um motorzão 4.5 V8 turbodiesel, com taxa de compressão de 16,8:1. O propulsor entrega 235 cv de potência e 67 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é 4×4 permanente.

O carro trazido ao Brasil possui sete lugares (a terceira fileira é consideravelmente mais espaçosa que a da maioria dos SUVs vendidos por aqui) e sistema de entretenimento com tela de 20 polegadas posicionada verticalmente, além de dois monitores adicionais para os passageiros dos bancos traseiros e internet sem fio. A Direct Imports diz que o equipamento foi adaptado para o uso no Brasil.

Bem equipado, o SUV conta ainda com rodas de 20 polegadas, estribos elétricos e sistemas de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa, alerta de fluxo e controle de trajetória. Na parte de segurança ainda há 12 airbags, sendo seis bolsas infláveis laterais, além de controles de tração e estabilidade, controle de descida e assistência de partida em rampa.

O Land Cruiser foi lançado em 1951 e soma cerca de 6,5 milhões de unidades vendidas em vários países. A sétima e última geração estreou em 2007 e atualmente também é fabricada na China pela joint venture formada pela Toyota com a empresa local FAW.

Fotos: Divulgação Direct Imports

Top